top of page
Buscar

A água: um recurso material e espiritual

Foto do escritor: Lilian Carla JesusLilian Carla Jesus

Escrito por: Carla Irai Ferreira e Lilian Carla de Jesus

Ah, a água. Cobre a maior parte da superfície de nosso planeta e também compõe a maior parte do nosso corpo. Só por isso, podemosbter uma ideia de sua importância. Mas ela não é apenas importante e sim, essencial à vida. Poderíamos viver algumas semanas sem comida, mas apenas poucos dias sem água.


A água está presente dentro e fora das nossas células e tem diversas funções no nosso organismo. Algumas reações químicas no nosso corpo produzem água, mas isso não passa de 350ml, ou seja, a ingestão de água é essencial para que ela possa cumprir o seu papel.

Vamos entender um pouquinho do seu papel no nosso organismo:

  1. É o componente principal de todos os nossos líquidos corporais (saliva, lágrimas, sangue, urina, entre tantos outros).

  2. É essencial para o transporte de muitas substâncias, pois serve de solvente para as mesmas. Da mesma forma, é pelo plasma sanguíneo que se transporta os nutrientes que vem da digestão dos alimentos que comemos para todas as células do nosso corpo.

  3. Outra função importante é a manutenção da nossa temperatura corporal, através do suor e absorção de calor produzidos nos processos metabólicos.

  4. Também tem uma função amortecedora, pois ajuda a amortecer o impacto nas nossas células.

A ingestão da água também ocorre pela ingestão de alimentos e bebidas.


A quantidade de água presente nos alimentos é extremamente variável: cerca de 80% para sopas, frutas e vegetais, 40 a 70% das refeições quentes, 10 a 30% dos demais produtos derivados de cereais e confeitaria. Já em relação às bebidas, compõe 90% ou mais. As bebidas alcoólicas também contém água, mas devido ao seu efeito diurético, pode nos fazer perder água que já se encontra no nosso corpo.


Em relação à perda de água, ela acontece de forma natural, da seguinte forma: na respiração (250 a 350 ml em indivíduos sedentários, podendo chegar a 600 ml em pessoas ativas), através das fezes, do suor e da urina. A perda de água pelo suor é muito variável e depende das condições do clima. Já a urina é o principal meio pelo qual eliminamos água e sua produção também é muito variável, dependendo de muitos fatores, entre eles, a quantidade de água que foi eliminada de outras formas e a quantidade de água ingerida.


Quando a ingestão de água diminui ou as perdas de água aumentam, o corpo ativa mecanismos que levam a sensação de sede, ou seja, quando estamos com sede, nosso corpo já está apresentando um déficit de água.


A recomendação de ingestão de água é de 2 a 2,5L no geral, para adultos, mas pode variar muito de acordo com a atividade física, temperatura do ambiente, idade e situações específicas, como gestação e lactação.


Quando há uma redução da quantidade de água corporal, temos um estado conhecido como desidratação. Esta situação pode se tornar muito séria, principalmente em algumas populações de risco como as crianças. Os sintomas, em casos mais graves, podem chegar à confusão mental, sonolência, convulsões, coma e morte.

Como se pode verificar a água é muito importante para a saúde do nosso corpo físico, porém não só... Ela também é de extrema importância para os Espíritos.

No livro "Nosso Lar", psicografado por Francisco Cândido Xavier, André Luiz constatou a presença de água em diferentes locais do Plano Espiritual. O autor relatou que saciava a sua sede enquanto estava no umbral (plano espiritual inferior) em filetes de água, embora esta se apresentasse com aspecto turvo e provou da água fresca servida no hospital da cidade espiritual de Nosso Lar, cujos moradores, aliás, necessitaram passar por um período de reeducação alimentar onde uma das suas fontes de obtenção de energia era a água misturada a elementos solares, elétricos e magnéticos.


Na mesma obra, Lísias também nos traz que existe um rio que percorre a Colônia conhecido como Rio Azul, cujas águas servem para o desenvolvimento de todas as atividades da cidade espiritual. Lísias também informa que o Rio Azul deságua em um oceano de substâncias invisíveis para nós, e que a água tem densidade diferente da do Plano dos Encarnados, sendo mais tênue, pura e quase fluídica.


Outra informação fornecida por Lísias diz respeito à sua importância. Em Nosso Lar a água é tão importante que a administração de tal recurso se dá por meio do Ministério da União Divina, já que a água é, neste local do Plano Espiritual, um importante veículo para o transporte de todos os tipos de fluídos, servindo não só de alimento como também de remédio. As águas do Rio Azul são magnetizadas pelos ministros do Ministério da União Divina, já que são os detentores do maior padrão de Espiritualidade Superior.


Lísias informa que geralmente os encarnados desconhecem a importância da água e relata que em cada lar ela absorve as características mentais de seus moradores, carregando, como consequência, as expressões da vida mental de cada um. Além disso, ela absorve a amargura, o ódio e a ansiedade das pessoas, higienizando a casa material e purificando a atmosfera íntima.


A água também está presente em outros locais do Plano Espiritual, como na Cidade Espiritual de Alvorada Nova, conforme nos relata Cairbar Schutel, na obra intitulada "Alvorada Nova ", psicografia de Abel Glacer. Nesta cidade há um lago de águas fluidificadas e calmantes que termina em várias cachoeiras, não só embelezando a cidade, como também ajudando na manutenção do clima de paz da cidade astral, bem como colaborando para a higienização do ambiente.


Ela está presente no ambiente espiritual do Planeta Marte, conforme relato de Maria João de Deus no livro "Cartas de uma Morta " também psicografia de Francisco Cândido Xavier, sendo também menos densa.


Sabe-se também que os Bons Espíritos fluidificam a água para o socorro dos encarnados (ou seja, parao nosso socorro) não só em templos religiosos como também na própria residência das pessoas quando estas se tornam merecedoras e necessitam de tal recurso como demonstrado em outras obras de André Luiz como, por exemplo, no livro "Entre a Terra e o Céu " e em "Ação e Reação ".


Percebeu a importância desse líquido tão precioso? Então vamos a algumas estratégias para melhorar o seu consumo:

  • Leve sempre com você uma garrafinha com água, assim, você tem algo sempre te lembrando a ingerir e também tem acesso fácil, em momentos que talvez você não tenha água disponível como, por exemplo, dentro de um ônibus;

  • Fique atento à sua sede e, caso perceba que fica com sede em muitos períodos do seu dia, busque formas de aumentar a sua ingestão;

  • Inclua frutas, verduras e legumes no seu dia a dia e também esteja atento à qualidade de água que você consome. Ingira somente água potável e própria para o consumo.

Cuidemos também desse nosso recurso, evitando o desperdício, mantendo a torneira fechada ao lavar a louça e ao escovar os dentes; utilizando apenas água de reuso para lavar pavimentos externos; não lavar a calçada e sim varrê-la; buscando formas de reutilização de água de chuva e ar condicionado, por exemplo; não jogando lixo nos rios, dando descarte correto aos resíduos; buscando incentivar no município onde mora ações que visam o tratamento da água, entre outras ações que visam cuidar desse recurso extremamente precioso. Cabe lembrar que apesar do nosso planeta ser coberto por 75% de água, apenas cerca de 3% é água doce e apenas um terço dessa pequena parte é acessível por nós.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sou espírita e amo estudar os ensinamentos da doutrina! Espero trazer para vocês minhas reflexões sobre os temas e ensinamentos do espiritismo

SOBRE A AUTORA

© Estudos Espíritas. Criado com Wix.com

CONTATO
  • YouTube
bottom of page